20 de março de 2019
  • :
  • :

Mata Escura recebe 12ª unidade de saúde entregue em Salvador em três meses

Mata Escura recebe 12ª unidade de saúde entregue em Salvador em três meses

Os moradores de Mata Escura viram uma antiga demanda ser entregue pela Prefeitura de Salvador nesta segunda-feira (14). Com capacidade para atender 16 mil pessoas, a Unidade de Saúde da Família (USF) que leva o nome do bairro foi inaugurada pelo prefeito ACM Neto e pelo vice, Bruno Reis, acompanhados do secretário municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão, demais gestores e autoridades, população e imprensa. Esta é a 12ª unidade de saúde de uma série de entregas deste tipo – uma por semana – realizadas pela administração municipal desde novembro passado.

O prefeito salientou que Salvador vem investindo muito na expansão da Atenção Básica, que passou a ser a prioridade absoluta da gestão no quesito saúde pública da cidade. Ele lembrou que, em 2013, Salvador era a capital que possuía a pior cobertura de Atenção Básica no país e, hoje, é a que mais avançou nessa área dentre todas as capitais. “A USF Mata Escura é uma demanda antiga da comunidade. A gente percebia a desassistência do bairro na saúde básica. Muitas pessoas estavam sem essa atenção direta à saúde básica, que é a porta de entrada e o melhor investimento que a gente pode fazer para evitar problemas muito mais sérios de saúde no futuro”, afirmou ACM Neto.

A necessidade de conseguir atendimento médico no bairro foi destacada pela pensionista Maria Lúcia Barreto, 64 anos, moradora da localidade há 24 anos. Ela relatou que o único posto de saúde até então – o Centro de Saúde Mata Escura – não conseguir atender à intensa demanda. “Era difícil conseguir uma consulta lá, eu mesma não conseguia entrar de tanta gente. Agora vai ser muito bom, vai atender mais pessoas, está tudo mais perto, facilitado, não precisa ir pra longe, pegar ônibus. Minha família toda mora aqui e necessita muito desse posto. Foi ótimo!”

Estrutura e avanços – Localizada na Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela (mais conhecida como Rua Direta da Mata Escura), a USF Mata Escura teve investimento de aproximadamente R$1,5 milhão em 670m² de área construída. São quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro de Saúde Bucal, atendendo em 12 consultórios. Com intuito de garantir o princípio da equidade e integralidade da atenção, serão ofertados serviços de atenção integral, considerando as áreas prioritárias nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, além de saúde bucal.

A unidade de saúde também vai disponibilizar os serviços de curativo; coleta de material para exames laboratoriais; vacinação; realização de visita domiciliar; marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no Distrito Sanitário. Além disso, haverá também dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS (2ª via).

De acordo com o secretário Luiz Galvão, o Distrito Sanitário Cabula/Beiru recebeu uma série de investimentos municipais nos últimos seis anos, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pirajá/Santo Inácio e das reformas do Centro de Saúde e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro. Do início de 2013 até o momento, a cobertura na área de Atenção Básica na região saltou de nove para 34 equipes de Saúde da Família. A previsão é de que sejam entregues mais 20 unidades de saúde em Salvador durante este ano de 2019.

Foto: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *