3 de maio de 2024
  • :
  • :

ACM Neto lança Estratégia Salvador Resiliente e dá posse a membros de conselho

ACM Neto lança Estratégia Salvador Resiliente e dá posse a membros de conselho

Em plena semana de aniversário de 470 anos, a capital baiana passa a ter um importante instrumento que norteará as ações em direção a um futuro sustentável. A Estratégia Salvador Resiliente, um plano integrado, colaborativo e de longo prazo para abordar os desafios da cidade e das pessoas no convívio urbano, foi lançada em cerimônia realizada nesta terça-feira (26), no Forte São Diogo. Na ocasião, o prefeito ACM Neto também deu posse aos membros do Conselho Municipal de Resiliência.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; os secretários de Sustentabilidade, Resiliência e Inovação (Secis), André Fraga, e da Casa Civil, Luiz Carreira; o diretor para America Latina do Programa 100 Cidades Resilientes (100RC), Eugene Zapata; a Chief Resilience Officer (CRO) e diretora de Resiliência de Salvador, Adriana Campelo; a vice-prefeita de Atenas, Myrivili Eleni; e o diretor da Fundacion Avina, Pablo Vagliente, dentre outras autoridades.

“O que mais deu satisfação foi que este produto, feito em conjunto e resultado de um trabalho de muitos dias de dedicação e esforço, com participação da comunidade e da sociedade civil, além da contribuição valiosa de técnicos do mundo inteiro, servirá como boas práticas para resolver problemas históricos da nossa capital. Foram identificadas ações muito concretas e que, a partir de agora, a Prefeitura se compromete em colocá-las em prática. Essa publicação servirá de bússola e farol para guiar as ações da administração municipal, nesse compromisso com o futuro da cidade e das novas gerações que estamos ajudando a formar. A gestão tem esse dever de deixar legados de transformação”, relatou o prefeito, em discurso.

O secretário da Secis ressaltou que o intenso trabalho realizado pela Prefeitura tem possibilitado que, de 2013 para cá, a capital baiana passasse a integrar grupos como o das Cidades Resilientes e o Grupo de Grandes Cidades para a Liderança Climática (C40), se inspirando e sendo inspirada por outras cidades em novas soluções. “Este é um trabalho que está transformando e acelerando Salvador. Hoje estamos vencendo etapas de forma muito rápida na área da inovação”, pontuou André Fraga.

Documento – A Estratégia de Resiliência possui diversas iniciativas de longo prazo que permitam que, no futuro, Salvador seja considerada uma cidade resiliente. É um trabalho pautado pelo espírito público de construir uma cidade inclusiva, igualitária, moderna e inovadora, que seja um legado para gerações futuras.

A visão de uma Salvador resiliente é que “a cidade seja reconhecida pelo rico patrimônio humano e cultural, aberta ao mar e ao mundo. Capital das múltiplas identidades, criatividade e inovação, onde o desenvolvimento sustentável e tecnológico promove a resiliência, a inclusão e a integração das pessoas”, como afirma o próprio plano.

A estratégia possui cinco pilares: 1) Cultura e Múltiplas Identidades; 2) Comunidade Saudável e Engajada; 3) Economia Diversificada e Inclusiva; 4) Cidade Informada e Governança Inovadora; e 5) Transformação Urbana Sustentável. Esses pilares estabelecem as bases para a construção de uma Salvador Resiliente no futuro.

O documento foi concebido em parceria com outras secretarias, órgãos e diretorias da Prefeitura, além de membros do setor privado, sociedade civil e terceiro setor. Através da parceria com o Programa 100 Cidades Resilientes (100RC) da Fundação Rockefeller, houve o auxílio de consultores e estudiosos do Brasil e de outros países, em unidade com diversas cidades do mundo.

Semana – O lançamento da Estratégia Salvador Resiliente faz parte da programação da Semana de Resiliência. Nesta quarta-feira (27), será realizado o painel Salvador Resiliente, das 8h30 às 11h30, no Wish Hotel da Bahia. O evento apresentará a Estratégia Salvador Resiliente e irá debater sobre os desafios das cidades resilientes e como a resiliência está se tornando o novo paradigma para o planejamento de políticas públicas.

No mesmo dia, das 14h às 16h30, acontece o Workshop Crescendo na Cidade: Design Urbano focado nas crianças, no Hub Salvador, no Comércio. A atividade faz parte de uma parceria entre a fundação holandesa Bernard van Leer, a Prefeitura e a consultoria Arup Internacional para o desenvolvimento de um Guia para design e implementação de intervenções em comunidades vulneráveis voltadas às crianças e mulheres grávidas.

O desenvolvimento do Guia incluirá trabalhos de campo que serão realizados em diferentes tipologias de assentamentos informais em Salvador, Brasil; Beirute, Líbano; e Nairóbi, Quênia. O evento tem capacidade para 50 pessoas e é voltado para arquitetos, urbanistas e profissionais da área.

O encerramento acontece na quinta-feira (28), com o Workshop Governança Integrada e microacessibilidade no Centro Antigo de Salvador, das 8h30 às 17h, no Pestana Convento do Carmo, no Santo Antônio Além do Carmo. O evento é direcionado para os órgãos e departamentos públicos que trabalham com o desenvolvimento do Centro Antigo de Salvador. Haverá a participação do consultor especializado em centros históricos, Randal Masson, da PennPraxxis (EUA).

Foto: Max Haack/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *