19 de abril de 2024
  • :
  • :

Feira da Construção Norte/Nordeste vai debater projeto de Cidade Flutuante Sustentável

Feira da Construção Norte/Nordeste vai debater projeto de Cidade Flutuante Sustentável

Inovação é a palavra de ordem para novas formas de construir e reformar. Encontrar novas soluções para área é o principal desafio da atualidade. No momento em que o mundo discute uma maior utilização de energia limpa e renovável, a arquiteta e urbanista, Maria Elisa Simões Carneiro apresenta o Apoema: A Cidade Flutuante Sustentável, durante o fórum de inovação da primeira edição da Feira da Construção Norte/Nordeste (FINNEC), no dia 24 de outubro, na Arena Fonte Nova. Com entrada gratuita, o evento acontece de 23 a 25 de outubro e conta com uma programação diversificada envolvendo os vários ramos da construção civil.

“Aquele que enxerga longe”, o projeto Apoema faz jus ao significado da palavra e revela um modelo de cidade sustentável que alia tecnologia, desenvolvimento social, econômico e ambiental. “A principal característica do projeto é a autossuficiência por meio da sustentabilidade e experimentação de novas formas de governo e habitação. Apresentar novas tecnologias e formas de aplicação sustentáveis para o desenvolvimento das cidades, além de questionar a forma convencional de urbanismo e como isso pode acabar moldando uma sociedade”, afirma a arquiteta Maria Elisa.

Outras tendências no setor da construção civil na era da indústria 4.0 serão apresentadas durante os três dias de FINNEC. O uso de drones no mapeamento e levantamento topográfico de terrenos; Sistema Informatizado para inspeção de segurança apoiado por veículo aéreo não tripulado (VANT); Olodum Robot Wall- protótipo de uma arquitetura fabricada por robôs estão na pauta de discussões do evento.

Além do Fórum de Inovação, a FINNEC aborda, também, A Indústria da Construção Civil e a 4ª Revolução Industrial, numa série de palestras que serão realizadas no espaço Seminário. Entre os temas discutidos nos três dias da Feira ganham destaques os temas “Novas Tecnologias e Sistemas Construtivos para Fachadas”, realizada pelo professor Moisés Ferreira, “BIM 5D – Programação Generativa para Estimativas de Custo” ministrada pelo Engenheiro Civil, Bruno Leão e “Impacto da Gestão da Inovação na Engenharia” com a empresária Jane Quadros.

A realização da FINNEC, na Bahia, fecha um ciclo que deixou o estado nove anos sem receber eventos de grande porte na área da construção civil. A exposição conta com cerca de 100 empresas que apresentarão novidades e tendências do mercado da construção civil, reunindo em uma mostra multissetorial representante da cadeia produtiva, além de facilitar o networking e a concretização de grandes negócios na área. As inscrições para o evento estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas no site www.finnec.com.br.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *