5 de maio de 2024
  • :
  • :

UTI Neonatal do Hospital Português tem surto de covid-19, diz jornal

UTI Neonatal do Hospital Português tem surto de covid-19, diz jornal

Uma das mais importantes maternidades particulares de Salvador vive um surto de covid -19 na sua UTI neonatal. Um recém-nascido testou positivo para coronavírus e há suspeitas de que dois bebês foram contaminados. O jornal Correio deste sábado (02) informa que a hipótese sob investigação é a de que eles tenham adquirido a doença dos próprios profissionais de saúde da Maternidade Santa Maria, que integra a rede do Hospital Português, na Barra.

Segundo fontes ligadas à unidade, entre 15 e 20 funcionários da mesma UTI foram afastados, parte deles por também terem resultado confirmado para o vírus e a outra por possível contaminação.

As fontes também informam que todos os funcionários do setor passaram por testes. O hospital nega a onda de coronavírus e confirma apenas o caso do recém-nascido positivado. Entretanto, ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren), a unidade de saúde admitiu que oito enfermeiros tiveram seus exames positivos para o novo coronavírus. No prontuário médico da mãe do bebê, não há qualquer referência a infecção por covid-19.

O jornal Correio diz ter tido acesso com exclusividade aos prontuários médicos dos três recém-nascidos (uma menina e dois meninos) e de suas mães. A menina, que testou positivo para coronavírus, nasceu em 6 de janeiro e teve uma série de complicações por conta de uma doença congênita, evoluindo com problemas respiratórios, cardiovasculares e infecciosos. Luta pela vida há quase quatro meses. No dia 24 de março, ela foi submetida a exame para identificar coronavírus. Em 28 de março, o resultado dava positivo. “Vírus detectados: Coronavírus Sars-CoV2”, confirma o prontuário. A bebê segue em estado grave.

A publicação informa ainda que nos documentos do hospital não há qualquer indicação de que a mãe da paciente tenha testado positivo, o que reforça a ideia de que a recém-nascida foi infectada dentro da própria unidade. A então gestante passou por cesárea de urgência. Com ela, tudo transcorreu normalmente. Enquanto a criança era internada na UTI, a mãe, que mora em Placaford, recebia alta médica no dia 8 de janeiro, dois dias após dar entrada na maternidade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *