4 de maio de 2024
  • :
  • :

Salvador terá novos voos e reabertura de hotéis em julho

Salvador terá novos voos e reabertura de hotéis em julho

Depois de 90 dias, o setor de turismo, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus, vai começar a retomar suas atividades. O aeroporto de Salvador, principal porta de entrada para turistas, vai ampliar sua operação diária de 8 para 20 voos a partir do dia 1 de julho, com a inclusão de cinco novos destinos. Além disso, 75% dos hotéis da capital baiana pretendem reabrir na mesma data – que é véspera da Independência da Bahia – segundo o presidente da FeBHA (Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação), Silvio Pessoa.

Neste mês de junho, o aeroporto de Salvador trabalha com menos de 10% de seu operativo normal, isto é, faz somente 8 voos por dia. Porém, esse número vai crescer para 20 nas próximas duas semanas, pois cinco novos destinos vão ser incluídos de volta na malha viária de Salvador, que se conecta novamente com Vitória da Conquista (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Vitória (ES), ampliando para 11 a conexão com outros aeroportos do Brasil. Ainda há reforço na quantidade de voos semanais para Recife, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. O número de operações, entretanto, está longe do normal – a média era de 90 a 100 por dia na capital baiana.

O secretário de turismo da Bahia (Setur) Fausto Franco comenta que essa ampliação nos aeroportos – não só em Salvador, mas também em Porto Seguro e Ilhéus – mostra que “o destino Bahia ainda é muito lembrado por todo mundo e as companhias aéreas valorizam nosso estado”, afirma. Segundo Franco, o estado que melhor conseguir comunicar para o Brasil que as medidas sanitárias estão sendo aplicadas de maneira segura, vai conseguir se destacar nacionalmente entre os turistas. “A Bahia tem grande chance de ser protagonista e tem todas as condições para se destacar”, opinou o secretário. Todavia, ele reforça que a malha aérea como se conhecia antes não será a mesma e que a principal preocupação no momento é a sanitária.

Com a chegada de novos voos, 75% dos hotéis de Salvador já pretendem reabrir também no dia 1 de julho, segundo o presidente da FeBHA (Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação), Silvio Pessoa. O hotel Deville Prime, por exemplo, que fica em Itapuã, e o Gran Hotel Stella Maris são alguns deles. Com as portas fechadas, o presidente da Federação estima que cerca 20 mil funcionários baianos ligados à hotelaria perderam seus empregos nesses três meses. Com isso, ele calcula que 5 a 10% dos empreendimentos hoteleiros deixem de operar no estado. A taxa de ocupação dos 25 maiores hotéis de Salvador foi de 3,05% no mês de maio, ou seja, houve queda de 48,80% em relação a maio de 2019, segundo último pesquisa feita pela FeBHA. Entretanto, o presidente da FeBHA afirma que a volta de alguns voos “é um grande termômetro” para as categorias de hospedagem e alimentação.

Otimismo – O presidente da ABIH-BA (Associação Baiana de Hotéis), Luciano Lopes, está otimista com a nova oferta de voos para Salvador e as consequências no setor hoteleiro. “Esse incremento de malha aérea é fundamental para o turismo e vai permitir a reabertura gradual de alguns hotéis. É muito positivo para o setor”, afirmou. A reabertura, entretanto, será feita aos poucos e seguindo os protocolos sanitários já anunciados. “A partir do mês de julho, alguns hotéis vão reabrir com capacidade reduzida, entre 40% e, no máximo, 50% do total”, estipulou o presidente.

Luciano Lopes também espera que, até dezembro, a rede hoteleira da cidade esteja funcionando quase que normalmente. “Imaginamos que entre setembro e dezembro quase que a totalidade dos hotéis da capital baiana devem estar operando e retomando suas atividades, mas isso depende também de como vão evoluir os números da pandemia”, informou. Até então, a ABIH-BA tem focado em fortalecer as medidas sanitárias e treinar as equipes do setor para receber os futuros clientes. O presidente disse ainda que a Associação está preparando campanhas para promover eventuais promoções e atrair turistas para a cidade.

Para atrair a clientela e fomentar a receita, alguns hotéis de Salvador e da Linha Verde têm vendido vouchers com pacotes de hospedagem antecipados. O Complexo da Costa do Sauípe, por exemplo, oferece opções de estadia por 2, 3 e 7 dias, que podem ser usados em qualquer resort da rede até 31 de junho de 2021. O serviço permite ainda desconto para quem comprar o pacote em conjunto com a passagem aérea.

Além disso, o secretário de turismo da Bahia (Setur) Fausto Franco adianta que já existe uma campanha do Governo do Estado para incentivar e dar visibilidade ao setor, principalmente, fomentar o turismo regional e sensibilizar os baianos a viajarem pelo Estado. “Os baianos são os que mais viajam pelo estado. Vamos lançar uma campanha focada na divulgação das influências e riquezas da Bahia, da nossa cultura, gastronomia, arte, belezas naturais… e que não gere aglomeração. Posso dizer que ela já está quase pronta”, contou o secretário.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *