30 de abril de 2024
  • :
  • :

Presidente da Ucrânia acusa Rússia de bombardear áreas residenciais

Presidente da Ucrânia acusa Rússia de bombardear áreas residenciais

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou neste domingo que a Rússia tem bombardeado áreas residenciais na Ucrânia. O chefe de estado ucraniano acrescentou, no entanto, que lutará “o tempo que for necessário para libertar o país”.

— A noite passada na Ucrânia foi brutal, novamente tiroteios, novamente bombardeios de áreas residenciais, infraestrutura civil — afirmou Zelensky, em suas redes sociais.

Zelensky também acusou as forças russas de terem disparado foguetes e mísseis em distritos inteiros da cidade “nos quais não há e nunca houve qualquer infraestrutura militar”.

— Hoje, não há uma única coisa no país que os ocupantes não considerem um alvo aceitável. Eles lutam contra todos. Eles lutam contra todos os seres vivos – contra jardins de infância, contra edifícios residenciais e até contra ambulâncias — afirmou.

De acordo com a BBC, uma das áreas residenciais bombardeadas é o subúrbio de Troyeshchyna, em Kiev. Um conselheiro do ministro do Interior da Ucrânia classificou a ação como “um ataque sem sentido e impiedoso na área residencial de Kiev”.

Vídeos e imagens postados nas redes sociais mostram fumaça saindo do pátio de um prédio residencial, cercado por carros destruídos, em Troyeshchyna.

Na última sexta-feira, na cidade de Okhtyrka, autoridades locais relatam que um jardim de infância chamado Sonechko (“Solzinho”) foi atingido por um foguete russo.

A agência de investigação de violações dos direitos humanos Bellingcat verificou, a partir de informações de georreferência, que foguetes caíram a 200 metros do edifício, que, segundo relatos não confirmados, era usado como abrigo. Fotos mostram o edifício atingido, a 600 metros de distância de uma base militar, com vítimas adultas no chão.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *