18 de junho de 2024
  • :
  • :

Bancada do PT na ALBA indica Comenda 2 de Julho ao ator José de Abreu

Bancada do PT na ALBA indica Comenda 2 de Julho ao ator José de Abreu

Na próxima quinta-feira (03), na Assembleia Legislativa da Bahia, acontece a Sessão Especial de Outorga da Comenda 2 de Julho ao ator José de Abreu. A honraria, uma das mais importantes da Casa Legislativa, é uma iniciativa da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Alba, e foi proposta na gestão do ex-deputado Marcelino Galo e requerida pela líder petista, deputada Fátima Nunes. A sessão especial será às 14h30min., no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães.

José Pereira de Abreu Júnior é uma das personalidades brasileiras mais importantes e um dos maiores atores do Brasil em atividade. Conhecido por personagens marcantes na teledramaturgia brasileira, desde a juventude sempre esteve envolvido nas causas políticas e democráticas. Durante as Eleições de 2018 e 2022, se destacou como um defensor da democracia e opositor à prisão arbitrária do presidente Lula. Seu apoio e atuação foram fundamentais para enfrentar os desafios dos últimos anos. Assim, em reconhecimento ao seu trabalho artístico e cultural e a sua luta por um país justo e democrático, o ator receberá a Comenda 2 de Julho.

Para a líder Fátima Nunes, a honraria é merecida e será um reconhecimento por sua luta pela democracia e liberdade. “A medalha 2 de Julho significa justamente isso, democracia e liberdade. Ela carrega tais símbolos pelo direito dos homens e mulheres viverem neste país com dignidade. Essa é a nossa luta, portanto, ele merece essa simbologia da nossa história”, declarou a parlamentar.

Biografia – Nascido em Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, durante a juventude, José de Abreu se dividia entre a faculdade de Direito em São Paulo e o curso de dramaturgia. Sua carreira nos palcos foi bruscamente interrompida por causa da sua militância política, quando foi preso no congresso da União Nacional dos Estudantes. Foi obrigado a se exilar na Europa em 1968, retornando apenas em 1974.

Ao longo da sua vida, José de Abreu participou de inúmeras novelas, programas, especiais, séries e minisséries na televisão e também no cinema. Em fevereiro de 2019, em reação à autoproclamação de Juan Guaidó à presidência da Venezuela, José de Abreu declarou-se Presidente do Brasil por meio de uma rede social. O inusitado e criativo ato político foi noticiado por diferentes meios de comunicação e ganhou adeptos nas redes sociais, mobilizando defensores da democracia dentro e fora do Brasil. Desde então, José de Abreu segue firme em defesa da democracia, da liberdade e da cultura popular brasileira.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *