3 de maio de 2024
  • :
  • :

Capoeira: Câmara de Salvador presta homenagem a Mestre Boca Rica

Capoeira: Câmara de Salvador presta homenagem a Mestre Boca Rica

A importância cultural da capoeira angola e o legado construído por Mestre Boca Rica para a valorização da arte foram enaltecidos em sessão solene, realizada na tarde sexta-feira (27), no Plenário Cosme de Farias. Na oportunidade, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira na Câmara Municipal de Salvador, vereador Luiz Carlos (PRB), outorgou a Medalha Thomé de Souza ao homenageado.

O ritmo do berimbau embalou toda a sessão. Apresentações musicais dos pupilos emocionaram o Mestre Boca Rica. “É um imenso prazer, para mim, estar presente neste momento para receber essa homenagem da Câmara Municipal de Salvador. Principalmente por causa da presença do meu aluno, Mestre Sete Quedas”, afirmou.

O propositor da homenagem não só destacou o papel desenvolvido por Mestre Boca Rica para o desenvolvimento da arte, como também falou sobre a necessidade de ações que valorizem a capoeira.

“É um motivo de muita alegria oferecer uma das mais importantes homenagens desta Casa ao Mestre Boca Rica. É um ícone baiano com um trabalho fantástico realizado em prol da capoeira. Salvador é a capital mundial da capoeira e muito graças ao trabalho de Mestre Boca Rica”, elogiou Luiz Carlos.

Flores em vida – A importância da valorização, em vida, de personagens com trabalhos destacados na sociedade foi lembrada por muitos na solenidade. Além do vereador Luiz Carlos, integrantes da mesa da sessão também externaram esse sentimento. “Precisamos valorizar o trabalho de pessoas como Mestre Boca Vida enquanto ainda estão aqui conosco”, pontuou Mestre Sete Quedas.

Homenagem também foi feita pelo admirador e poeta Edson de Castro, que, de improviso, fez uma poesia para enaltecer o legado de Mestre Boca Rica.

O ícone da capoeira fez questão de fechar a sessão solene com chave de ouro. Pegou o berimbau e cantou a música “Maranhão”, com o auxílio do coro de capoeiristas no Plenário Cosme de Farias.

Além do Mestre Boca Rica, do Mestre Sete Quedas e do vereador Luiz Carlos, também fizeram parte da mesa: Ana Rita Almeida, diretora da Federação de Capoeira da Bahia; Mestre Itapuã, representando a turma de Mestre Bimba; Marcelo Magalhães, presidente da Federação de Capoeira da Bahia; e Antônio Segundo, representando o deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA).

Foto: Antonio Queirós/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *