8 de maio de 2024
  • :
  • :

Vereadores de Lauro de Freitas querem expandir Linha 2 do Metrô até Portão

Vereadores de Lauro de Freitas querem expandir Linha 2 do Metrô até Portão

A sessão desta quarta-feira (2), realizada na Câmara Municipal de Lauro de Freitas teve como abordagem principal a inauguração da nova linha do metrô e a necessidade de expansão da Linha 2 até a antiga loja Insinuante e o bairro de Portão.

Além de Naide Brito (PT), presidente da Casa, outros vereadores se pronunciaram com relação ao tema, entre eles, Roque Fagundes, Antonio Rosalvo e Fausto Franco. Os políticos elogiaram a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), o ex-governador Jaques Wagner, o governador Rui Costa (PT) e lembraram o papel importante dos então secretário de Planejamento Zezéu Ribeiro e vice-prefeito de Salvador Edvaldo Brito.

Para Naide, “com a estação Aeroporto dentro de Lauro de Freitas, o metrô é uma realidade metropolitana e coroa a luta da gestão Moema Gramacho, mas essa luta não para até que ele se estenda à Insinuante e Portão”.

Outras matérias – Cerca de 23 matérias foram apresentadas na sessão de hoje. No projeto de Lei estabelecido por Fausto Franco (DEM), os objetivos factuais são a implantação da política de educação especial visando a educação inclusiva, a permanência e aprendizagem de crianças, jovens, adolescentes e adultos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades nas unidades educacionais e espaços educativos da Secretaria de Educação.

O vereador Coca Branco (PPS) requereu que a prefeita convide a Comissão Parlamentar de Educação e demais vereadores para deliberação de proposta que irá definir o uso do espaço das escolas nos finais de semana.

Além de pautas na área da educação, a Câmara debateu questões relacionadas aos limites territoriais entre Salvador e Lauro de Freitas. Para Roque Fagundes (PT), o ex-prefeito Márcio Araponga cometeu uma irresponsabilidade ao liberar para a capital áreas historicamente ligadas a Lauro. O vereador Augusto César (PP) lamentou que depois de 40 anos a área da Quinta Portuguesa foi disponibilizada para a capital baiana, atendendo a interesses imobiliários.

Além das temáticas presentes, os vereadores apresentaram projetos para pavimentação de ruas e tratamento da rede de esgoto, a exemplo as obras da avenida São José, requalificação do loteamento Jardim Metrópole e a construção de uma nova praça no Parque São Paulo.

Outra matéria aprovada na sessão desta quarta é o início dos estudos de viabilização da escola de preparação e aprimoramento técnico para os servidores públicos, de autoria do vereador Coca, e a indicação para a construção de um fórum eleitoral na cidade, solicitada por Fausto Franco.

Foto: Ascom/CMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *