10 de maio de 2024
  • :
  • :

Jungmann defende prorrogação da intervenção no Rio até o final de 2019

Jungmann defende prorrogação da intervenção no Rio até o final de 2019

O ministro extraordinário da Seguranca Publica, Raul Jungmann, defendeu nesta sexta-feira (15) que a intervenção federal na segurança pública do estado do Rio de Janeiro vá até 2019 e não acabe em dezembro deste ano, como está previsto.

Segundo ele, a intervenção começará a apresentar resultados. “Dado o avanço que vai acontecer, os futuros governantes do Rio de Janeiro agiria de bom senso em prolongar, pelo menos, por mais um ano essa intervenção”, afirmou o ministro Jungmann.

Nesta sexta-feira, relatório do ISP indicou que o Rio teve aumento de 46% em mortes durante ações policiais quando comparados os meses de maio de 2017 e 2018. O relatório também indica aumento do indicador de letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e homicídio decorrente de oposição à intervenção policial). O número de roubo de veículos, assalto a pedestres e de roubo de cargas caiu – este pelo segundo mês seguido.

Raul Jungmann visitou, na tarde desta sexta-feira (15), o Comando de Operações Navais da Marinha, no Centro do Rio.

Segundo o ministro da Segurança, até dezembro de 2019, é o tempo “necessário para concluir o planejamento”.

A decisão de prolongar a intervenção só pode acontecer caso o novo governador do RJ a ser eleito este ano decida pedir a renovação do prazo a partir de sua posse em janeiro de 2019.

O ministro apresentou o projeto piloto do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (território marítimo brasileiro). Entre um dos pontos de monitoramento está a Baía da Guanabara.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *