4 de maio de 2024
  • :
  • :

Trump lança campanha para reeleição à presidência dos EUA

Trump lança campanha para reeleição à presidência dos EUA

Em um ginásio lotado em Orlando, na Flórida, Donald Trump lançou na noite desta terça-feira (18) sua campanha oficial pela reeleição à presidência dos Estados Unidos. O vice-presidente, Mike Pence, também estava no local.

Trump falou durante 50 minutos antes de, finalmente, anunciar que oficialmente é candidato à reeleição. Ele afirmou que continuará lutando “por cada homem, mulher e criança” do país. “Vamos mantê-lo melhor do que nunca”, acrescentou.

A campanha ganhou o slogan “Keep America great” – “Mantenha a América grande” – uma continuação do “Make America great again” (“Tornar a América grande de novo”) adotado na disputa de 2016.

“Nosso país está maior e mais forte do que nunca”, disse Trump. No discurso, o presidente também reforçou a crítica ao Partido Democrata, de oposição. Trump afirmou que os oposicionistas radicais “querem destruir o país como o conhecemos”.

Trump também acusou os democratas de não aceitarem o resultado da investigação do promotor especial Robert Mueller, que não incriminou nem isentou o presidente de culpa no caso do suposto conluio com a Rússia na campanha de 2016.

Além do presidente, também falaram seu filho mais velho, Donald Trump Jr., que pediu ao público que cantasse “mais quatro anos” antes de seu pai subir ao palco, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, que recentemente anunciou que irá deixar o cargo, e a primeira-dama, Melania Trump, que afirmou “ter sido uma honra” ocupar a posição nos últimos dois anos.

Mike Pence também pediu aos eleitores que deem mais quatro anos de mandato a Trump. “Fizemos história em 2016 e faremos história novamente em 2020, quando iremos reeleger o 45º presidente”, disse.

O Amway Center, local onde ocorreu o comício, tem capacidade para 20 mil pessoas, mas muita gente assistiu ao discurso do presidente do lado de fora, onde um grande telão foi instalado para aqueles que não conseguiram ingresso – apesar de fortes chuvas.

A fila para entrar começou a ser formada cerca de 40 horas antes do início do evento, quando pessoas armaram barracas ainda na madrugada de segunda-feira. Segundo o presidente, “’mais de 100 mil pedidos de ingresso” foram feitos.

A entrada foi liberada às 17h (18h em Brasília), três antes de o republicano subir ao palco. Aproximadamente 500 jornalistas foram credenciados para cobrir o comício, inclusive para a imprensa internacional.

A expectativa da campanha era de arrecadar US$ 7 milhões até a meia-noite, segundo um email enviado na terça para integrantes da campanha pelo próprio Trump, de acordo com o repórter Erik Sandoval, da emissora News6, filiada da CBS em Orlando.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *