4 de maio de 2024
  • :
  • :

Band promove debate com candidatos a governador em nove estados e no DF

Band promove debate com candidatos a governador em nove estados e no DF

A Band mantém a tradição e realiza os primeiros debates entre os candidatos aos governos estaduais no dia 7 de agosto, às 21h (horário de Brasília). Candidatos de nove estados e o Distrito Federal já confirmaram os encontros. Estão na lista: Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

No Rio de Janeiro, o encontro vai reunir os nomes dos partidos com pelo menos cinco cadeiras no Congresso: Cláudio Castro, do PL, Marcelo Freixo, do PSB, Paulo Ganime, do Novo, e Rodrigo Neves, do PDT. A mediação será da apresentadora Thaís Dias.

Em Minas Gerais, cinco candidatos que cumprem as regras de representatividade do TSE confirmaram presença: Alexandre Kalil, do PSD; Carlos Viana, do PL; Lorene Figueiredo, do PSOL; Marcus Pestana, do PSDB; e Romeu Zema, do Novo, que busca a reeleição. A jornalista Adriana Araújo será a mediadora.

No Distrito Federal, são oito pré-candidatos confirmados para o combate de ideias sob a mediação da jornalista Milena Machado: o atual governador do DF, Ibaneis Rocha do MDB; o senador Izalci Lucas, do PSDB; o também senador Reguffe, do União Brasil; a senadora Leila Barros, do PDT; o ex-secretário de educação Rafael Parente, do PSB; o deputado Distrital Leandro Grass, do PV; a conselheira tutelar Keka Bagno, do PSOL; e o ex-governador Paulo Octávio, do PSD.

Na Bahia, o evento, mediado pela jornalista Carolina Rosa, terá a participação dos candidatos Jerônimo Rodrigues, do PT, João Roma, do PL, e Kleber Rosa, do PSOL. ACM Neto, do União Brasil, não confirmou presença até agora.

Na Paraíba, sete candidatos ao governo estadual participam do debate deste domingo: Adjany Simplício, do PSOL; Antônio Nascimento, do PSTU; João Azevêdo, do PSB; Major Fábio, do PRTB; Nilvan Ferreira, do PL; Pedro Cunha Lima, do PSDB; e Veneziano Vital do Rêgo, do MDB. O encontro será mediado pela jornalista Cláudia Carvalho.

No Rio Grande do Norte, a atual governadora Fátima Bezerra, do PT; Fábio Dantas, do Solidariedade; e Daniel Morais, do PSOL, estão confirmados no debate de domingo na tela da Band. A apresentação do encontro será de Anna Ruth Dantas. O senador Styvenson Valentim, do Podemos, ainda não tem a presença confirmada.

No Rio Grande do Sul, Oziris Marins será o âncora do debate que reunirá oito dos 10 candidatos ao governo do estado: o ex-governador Eduardo Leite, pelo PSDB; o deputado federal e ex-ministro Onyx Lorenzoni, pelo PL; o senador Luis Carlos Heinze, do Progressistas; o deputado estadual Edegar Pretto, do PT; o ex-deputado federal Vieira da Cunha, do PDT; o ex-vice-governador do estado Vicente Bogo, do PSB; o advogado Ricardo Jobim, do NOVO; e Roberto Argenta, do PSC.

No Amazonas, participam do encontro os candidatos Amazonino Mendes (Cidadania), Carol Braz (PDT), Eduardo Braga (MDB), Henrique Oliveira (podemos), Israel Tuyuka (PSOL), Ricardo Nicolau (Solidariedade), e Wilson Lima (União Brasil).

O evento contará com três blocos, nos quais os candidatos poderão discutir e apresentar propostas para os principais problemas do estado. Caso haja segundo turno, o debate será realizado no dia 5 de outubro.

Saiba como será cada bloco

Primeiro bloco: Cada candidato tem um minuto para responder uma pergunta escolhida pela produção da Band. As respostas acompanham a ordem de posicionamento no vídeo, da esquerda para a direita, conforme sorteio prévio.

Na sequência, começa a primeira rodada em que candidato pergunta para candidato.

Segundo bloco: Jornalistas do Grupo Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar a resposta. Todos respondem e todos comentam.

Terceiro bloco: Em ordem definida por sorteio, candidato pergunta para candidato. Todos perguntam e todos respondem.

Despedida: cada candidato tem um minuto para as considerações finais, em ordem inversa ao início do debate.

Direito de Resposta: Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá ao comitê formado por dois jornalistas e um advogado a avaliação do pedido. A resposta será dada no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento da solicitação, serão concedidos 45 segundos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *